trabalho sobre documentário Hiato
a. Em que sentido a imaginação nos ajuda a olhar além da imediatez das circunstâncias pessoais e a partir de um contexto mais amplo?
Resposta: A ideia da parede imaginaria, faz com que conseguimos ver que alem das próprias pessoas que estão fazendo a manifestação, as pessoas que estão trabalhando também tem um bloqueio sobre tudo que saia da rotina, por isto a ideia da parede imaginaria. Não tem parede alguma mais a parede são as próprias pessoas que a fazem.
b. A coerção social, a instituição de normas e regras pelas instituições, da qual nos fala Durkheim, condiciona o modo de ser e agir daquele grupo perante o shopping?
Resposta: Sim, condiciona pois, segundo Durkheim Os costumes e as ideias existentes na sociedade não fomos nós, individualmente, que fizemos. São produtos da vida em comum e exprimem as necessidades sociais. No caso especifico do documentário que foi feito no Shopping, e como se fosse a ideia que a sociedade fez o Shopping apenas pra alta sociedade frequentar, por isto todo aquela afrição.
2. A manifestação mostrada no documentário Hiato é uma manifestação pequena.
a. Explique o acontecimento mostrado pelo documentário através da concepção materialista da história, segundo a visão de Karl Marx.
Resposta: Para Karl Marx, a sociedade sendo heterogênea, é constituída por classes sociais que se mantêm por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produção, ou seja, as elites. No caso do documentário, na visão de Karl Max seria que o Shopping só poderia ser frequentado pela alta sociedade já que na visão dele a sociedade e divida por classes sócias.
b. Podemos comparar esta manifestação com as manifestações políticas que