biologia humana
Figura 01 – Estrutura do nucleotídeo
Fonte: As autoras Vale ressaltar que dos três componentes dos nucleotídeos que vimos acima, apenas o radical fosfato não varia. As pentoses (açucares) e as bases nitrogenadas são variáveis.
As pentoses podem ser ribose no RNA ou desoxirribose no DNA. Já, as bases nitrogenadas pertencem a dois grupos:
PURINAS (anel duplo) – adenina (A) e guanina (G);
PIRIMIDINAS (anel simples) – citosina (C), timina (T) e uracila (U).
Figura 02 – Estruturas das purinas e pirimidinas
Fonte: Souza & Costa, 2006, p.141 Preste atenção! Agora que estudamos a estrutura dos ácidos nucleicos vamos conhecer sua principal função – armazenar informações genéticas. Os segmentos de DNA que contêm as informações são denominados genes.
Relembre alguns conceitos importantes! GENE = Fragmento de DNA cromossômico capaz de determinar a síntese de uma proteína.
CROMOSSOMO= estrutura nuclear formada pela molécula de DNA mais proteínas (histonas) de forma espiralizada, contendo uma sucessão linear de genes e só podendo ser vista durante a divisão celular.
LOCUS GÊNICO = local que o gene ocupa num cromossomo.
Existem dois tipos de ácidos nucléicos, o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico). Estes apresentam, respectivamente, os monossacarídeos desoxirribose e ribose em suas moléculas.
Saiba mais sobre os ácidos nucléicos clicando no link do vídeo abaixo e acompanhe os interessantes esquemas reproduzidos.
http://www.youtube.com/watch?v=QC4-q2fOwZE
P�gina
DNA – Ácido Desorribonucléico Caro leitor, como visto