Leitura e Produção de Texto
Polo: Maria Aparecida Ranconi Fazzeri
Pedagogia
Leitura e Produção de texto
Professor Dr. Luiz Roberto Wagner
“Leitura e os Sentidos do Texto”
28 de Junho.
2013
A leitura
A leitura na escola é um desafio para os professores, pois como poderá desenvolver o gosto dos alunos por livros já que os questionamentos sobre os assuntos são muitos.
Os professores esbarram com um dos grandes desafios que são os recursos matérias que muitas vezes são difíceis para os próprios alunos.
Talvez criar uma disciplina especifica para leitura seria um caminho, mas surgem outras questões.
As escolas teriam um espaço para isso? Como resolver a questão em um mundo tão digital? As famosas bibliotecas nas escolas estão desativadas?
A leitura é um bem natural, mas deve ser diferente por estarmos em lugares diferentes e tempos diferentes.
A leitura apoiada mais ao professor trazia uma pratica temida pelos alunos, pois vinham proibições, censuras e punições, não para que ele tomasse o gosto pela leitura, mas como cobrança.
As obras de Monteiro Lobato trouxe um aspecto inovador, levando principalmente o leitor infantil a ler com prazer e diversão.
Nessa época houve métodos ativos e modernos e o livro passa a ser também objeto para pesquisa, consulta e recreação, ao invés de ser apenas para exposição em bibliotecas, pois sem motivação eles amarelavam nas prateleiras.
A biblioteca de classe.
As aulas de português é uma ótima disciplina para desenvolver a leitura na classe.
Na atualidade essa pratica deve ser mais de compreensão da leitura, não apenas ela propriamente dita.
A interação de professores e alunos para criar uma biblioteca coopera para que haja uma dinâmica de livros, autores e assuntos organizados para trabalho em classe. Esse trabalho condensa a biblioteca dentro da classe e facilita o acesso dos alunos aos livros.
Os textos sendo concluído em prosa, verso e mais curtos traz esse interesse