Trabalho sobre deficiência visual
Definição
O termo deficiência visual refere-se a uma situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias, mesmo após tratamento clínico e/ ou cirúrgico e uso de óculos convencionais.
A diminuição da resposta visual pode ser total ou parcial; existem vários tipos de deficiência visual, dependendo do grau e tipo de perda de visão.
Tipos e Classificação Para que possa ocorrer um bom entendimento das classificações da deficiência visual faz-se necessário o entendimento de algumas funções visuais, tais como a acuidade visual (capacidade de distinguir detalhes, dada pela relação entre o tamanho do objeto e a distância onde está situado), o campo visual (é avaliado a partir da fixação do olhar, quando é determinada a área circundante visível ao mesmo tempo), a sensibilidade à luz (capacidade de adaptação frente aos diferentes níveis de luminosidade do ambiente).
Classificação médica
Segundo o texto da ACSM (American College of Sports Medicine) (1997) citado por Fugita (2002) a cegueira pode ser definida como: * Cegueira por acuidade: significa possuir visão de 20/200 pés ou inferior, com a melhor correção (uso de óculos). É a habilidade de ver em 20 pés ou 6,096 metros, o que o olho normal vê em 200 pés ou 60,96 metros (ou seja, 1/10 ou menos que a visão normal), onde 1pé = 30,48 cm. * Cegueira por campo visual: significa ter um campo visual menor do que 10° de visão central - ter uma visão de túnel. * Cegueira total ou "não percepção de luz": é a ausência de percepção visual ou a inabilidade de reconhecer uma luz intensa exposta diretamente no olho.
A cegueira classifica-se dependendo de onde se tenha produzido o dano que impede a visão. Este pode ser: 1. Nas estruturas transparentes do olho, como as cataratas e a opacidade da córnea. 2. Na retina, como a degeneração macular e a retinose pigmentária. 3. No nervo óptico, como o glaucoma ou os diabetes.