Papel das pessoas portadoras de deficiencia visual e politica do seu enquadramento-caso mocambicanos
“Comerás do fruto do teu trabalho, serás feliz e prosperarás” (SALMOS, 1995, p.682.ver 128) e, “Não há outra felicidade para o homem além de comer, beber e gozar do bem-estar, fruto do seu trabalho” (ECLESIASTES, 1995, p.741.Ver24).
Ao meu pai João António Manuel, minha esposa, Felisbela dos Santos Nogueira e meus filhos, Suzel, Yuri, Laura, Rustana e Emerson, meus familiares e amigos, por toda a ajuda e incentivo nos momentos de angústia, cuja compreensão e alegria foram indispensáveis para a finalização deste trabalho
Agradecimentos
Muitos foram os que deram a sua contribuição, directa ou indirecta, para a elaboração deste trabalho de fim de curso, entre familiares, amigos e colegas, sem perder de vista os profissionais de economia que mais de perto colaboraram: a todos, a minha sincera manifestação de imensa gratidão. Agradeço pois aos funcionários do INE e da ACAMO, que se mostraram totalmente disponíveis em ceder informação estatística relevante para o trabalho. Um agradecimento aos meus amigos, em particular António Viagem Maquina bem como o Casal António Dias Timóteo, proprietário da Pensão Africana, onde resido, pela contínua força que sempre me deram e não esquecendo de referir aos docentes da faculdade de economia e o tutor, que me ajudaram a realizar o grande sonho de me formar em economia.
Agradeço especialmente a minha mãe Maria Laura da Conceição (em homenagem) que comemorou e se alegrou comigo no meu ingresso neste curso de Economia, e que mesmo hoje, não estando presente fisicamente, está me apoiando e transmitindo sua força e alegria... Seus ensinamentos, suas palavras são a inspiração e incentivo para o meu trabalho..., que tenha um eterno descanso.
Sumário Executivo
Este trabalho tem como objectivo verificar o Papel das Pessoas Portadoras de Deficiência Visual e política do seu enquadramento. O trabalho busca também analisar a situação educacional deste extracto social, bem como a