Trabalho sobre Conflitos
MICHELLE MARTINS
CONFLITOS
Prof.ª JANAÍNA PEIXOTO
TURMA: 1° PERIODO DE ADMISTRAÇÃO/RECURSOS HUMANOS
UNIGRANRIO
MACAÉ
2013
CONFLITOS
Primeiramente para podermos entender os tipos de conflitos precisamos saber exatamente, o que é Conflito?
Sobre a ótica do antigo paradigma nada mais é que percepções e interpretações diferentes das partes sobre um determinado assunto e sempre visto como algo negativo, um rompimento, um fim. Pela ordem sistêmica, o conflito é um meio, uma oportunidade de reconstrução de realidades e motor gerador de energia criativa.
Os conflitos existem desde o inicio da humanidade, podendo levar a ideias novas discussões abertas sobre novos assuntos o que pode ser positivo em algumas das vezes. Quando positivo permite expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores, em certos momentos ele pode ser necessário para que as coisas não fiquem num processo de estagnação. Assim podemos dizer que os conflitos não são necessariamente negativos; a maneira que lidamos com eles é que podem gerar algumas reações.
Se observarmos a historia, a pouco tempo atrás a ausência de conflitos era vista como expressão de bom ambiente, boas relações, em algumas organizações como sinal de competência, pois a maioria dos profissionais via o conflito de forma negativa, como uma ação de má conduta, agressividade, sentimentos ruins considerados prejudiciais ao bom relacionamento entre as pessoas e o bom funcionamento das organizações.
A partir do surgimento das transformações politicas, culturais e sócias emergiu entre as organizações a necessidade de se tornarem cada vez mais produtivas e competitivas. Sabendo desta necessidade os lideres passaram a analisar, avaliar e identificar os problemas enfrentados pelas equipes na aceitação e adaptação de mudanças.
Os conflitos surgem por razões tipo competição entre as pessoas, por recursos disponíveis, mas escassos; pela divergência de alvos