TRABALHO SOBRE CERÂMICAS
Se trata de um tipo de revestimento em relevo que possuem a forma de tijolos.
Característica física: No formato 5 x 15 cm são vendidas em placas de 30 x 30 cm em junta amarrada com sistema Drop System.
Ladrilhos
São produzidas com cerâmica prensada a seco e devem ter, na face inferior, rugosidades e saliência para aumentar a aderência. O cozimento é mais completo para poderem resistir ao desgaste pelo trânsito. As temperaturas de cozimento variam de 1250ºC a 1300ºC, até alcançar um elevado grau de vitrificação, tornando o material compacto e impermeável. Apresenta-se, geralmente, de cor vermelha, ou de diversos pigmentos. Podem ser lisos ou canelados. Apresentam espessuras de 5 a 7 m.
Característica física: São peças em geral quadradas ou retangulares de cerâmica.
Característica química: De barro cozido ou de cimento, empregada no revestimento de paredes ou de pavimentos.
Aplicação: Os ladrilhos artesanais são bastante porosos, por isso é recomendado que antes da instalação os ladrilhos, sejam espalhados no chão, uma peça ao lado da outra, as mesmas devem estar bem secas, limpas e sem pó. Sendo assim o ladrilho está preparado para receber duas demãos de resina, com intervalos de oito horas em cada demão. A resina para ladrilho hidráulico deve ser aplicada sempre no mesmo sentido, usando rolo de lã baixa (veludo), aqueles que não soltam fiapos.
Grés cerâmico
Grés ou grês é um material feito a partir de argila de grão fino, plástica, sedimentária e refratária - que suporta altas temperaturas, como a cerâmica. Vitrificam entre 1150 °C - 1300 °C. Nelas o feldspato atua como material fundente.
Característica física: As argilas utilizadas na sua composição não são tão brancas ou puras quanto as de porcelana o que possibilita uma gama de cores. Após a queima tornam-se impermeáveis.
Característica química: A base de quartzo, feldspato e caulino.
Aplicação: Aplicar a peça sobre a cola esmagando bem os cordões. Levantar a peça para garantir que o processo