Conversores
Técnico em projetos mecânicos
ARTUR BORGES HUK
Turma 1M
CONVERSORES DO ALTO FORNO
São Paulo
2015
Artur Borges Huk
CONVERSORES DO ALTO FORNO
Trabalho Acadêmico apresentado ao Professor Luiz Fabiano da disciplina de Matérias de Construção Mecânica da ETEC Aprígio Gonzaga, como nota parcial para conclusão da disciplina.
São Paulo-SP
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVINTO
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS
(Tamanho 12 arial em negrito os títulos – subtítulo sem negrito)
1. INTRODUÇÃO A produção e fabricação do aço incluem algumas etapas. A extração dos minérios encontrados na superfície da terra até determinadas profundidades isoladamente, ou em conjunto com outros minerais.
Chamam-se "minério" os minerais dos quais se podem extrair metais. No alto forno são colocados 3 materiais primas são elas: minério de ferro, carvão e fundentes (calcário) para conseguir o ferro gusa que é o produto de primeira fusão do alto forno.
No processo de Refino, o ferro gusa oriundo da Redução, é efetivamente transformado em aço. Parte do carbono contida no gusa é removida, juntamente com as impurezas. O oxigênio é utilizado no processo, além de serem feitos ajustes de composição química e temperatura. O processo de refinação e desoxidação é sensivelmente mais demorado, e a fundição tem melhores condições para repousar, desgaseificar e eliminar as escórias mais leves e os óxidos na superfície. O refino é obtido por conversores diferentes como o Bessemer, Thomas, Linz Donawitz (LD), Siemens-Martin.
2. Aço e ferro fundido
O senso comum chama de “ferro” o que na verdade é o aço (liga de ferro com carbono e outros elementos químicos em menor quantidade). O ferro é um elemento químico que é obtido a partir dos minérios de ferro que são encontrados na natureza. A metalurgia do ferro que é mais conhecida por siderurgia é o processo de obtenção do aço a partir, principalmente, de minérios