conversores
O processo LD consiste num processo de produção de aço através da afinação de gusa líquida por um jato de oxigénio puro. Este processo foi industrializado, em 1952-1953, nas acearias austríacas de Linz e Donawitz, o que explica o nomepor que é conhecido.
O processo consiste na utilização de um convertedor em forma de cadinho gigante, com a boca virada para cima, poronde entra uma lança vertical (arrefecida a água) que injeta um jato de oxigénio puro sobre o banho metálico.
O processo LD foi originalmente concebido para tratar gusas de baixo teor em fósforo, tendo obtido, nestes casos, umgrande êxito. Contudo, o processo não originou inicialmente bons resultados quando foi aplicado às gusas de elevadoteor em fósforo. O problema da eliminação do fósforo das gusas fosforosas foi resolvido pela sociedade ARBED, doLuxemburgo, em colaboração com o Centre National de Recherches Metallurgiques, da Bélgica, dando origem aoprocesso LDAC, o qual consiste na injeção de cal em pó juntamente com o jato de oxigénio. A cal é arrastada com ooxigénio até ao local onde ocorrem as reações de oxidação, formando-se uma escória fortemente desfosforante desde oinício da sopragem. Consegue-se desta forma eliminar uma maior quantidade de fósforo antes de se atingir o teor decarbono pretendido. http://www.infopedia.pt/$processo-ld;jsessionid=mWAY36S0sC-2bh8FHEurPg__ PROCESSO BESSEMER
Esta invenção de 1856 tinha como principal objectivo o da remoção de impurezas do ferro pela oxidação com ar soprado através do ferro fundido. A oxidação aumenta assim a temperatura da massa do ferro e mantém-na em estado fundido.
O processo de Bessemer
O processo de Bessemer, tal como o nome indica, foi inventado porHenry Bessemer, um engenheiro metalurgista do Reino Unido.
O conversor que Bessemer inventou apresentava vantagens sobre as técnicas já existentes pois este permitia produzir uma melhor qualidade e quantidade de aço.
Este novo