Relat rio Teste de resist ncia
As grandes exigências requeridas para um projeto é a resistência á compressão. Nesses casos, o projetista deve especificar um material que possua boa resistência à compressão, que não se deforme facilmente e que assegure boa precisão dimensional quando for solicitado por esforços de compressão. Compressão é um esforço axial que tende a provocar um encurtamento ou até o rompimento do corpo submetido a este esforço. Em ensaios de compressão realizados em concretos, são produzidos corpos-de-prova com dimensões padronizadas e são submetidos a uma força axial distribuída de modo uniforme em toda seção transversal do corpo-de-prova. Este tipo de compressão é o mais indicado para avaliar essas características de materiais frágeis, como o caso do concreto.
No dia 02/06 foi realizado a moldagem conforme a ABNT NBR 5738 de quatro corpos de provas cilíndricos area e deixado por vinte e quatro horas na forma cilíndrica no dia seguinte foram colocado os quatro corpos de prova imersos na água em uma caixa de fibra por 8 dia para o processo de cura dos corpos de prova. No dia 10/06 foram extraídos os corpos de prova da caixa com água e feito o processo de raspagem das faces superiores e inferiores dos corpos de prova cilíndricos para que eles ficassem rasos e com isso o teste de resistência do concreto seria valido.
Assim que tirado da agua e feito às bases dos corpos de prova eles foram submetidos ao teste de resistência através do método de compressão.
Para a realização do teste de resistência foi necessário uma maquina de classe 1.
Antes de iniciar o ensaio foram lavadas e secadas as faces dos pratos e dos corpos de prova antes dos corpos de prova ser colocado em posição de ensaio.
Os corpos de provam foram colocados um de cada vez. Foi colocado o corpo de prova entre os pratos de compressão verticalmente fazendo com que a resultante das forças passe pelo centro do corpo de prova. A aplicação da