Trabalho sobre articulações
Adriano Anselmo
Turma A Bacharelado
1 . Conceitue e de as funções das articulações
Existem 3 de articulações : fixas, moveis e semimóveis .
Articulações fixas: São denominadas articulações sinoviais, imóveis ou diartroses, caracterizam-se por uma quase total falha de mobilidade, pois são constituídas pela solida união de dois ou mais segmentos ósseos.
Articulações semimóveis: São denominadas sínfises ou anfiartroses, estas articulações são pouco moveis pois os ossos ligados através das articulações desse tipo não estão diretamente unidos entre si, encontrando-se separados por uma estrutura fibrocartilaginosa.
Articulações móveis: são denominadas articulações móveis, sinoviais ou diartroses, permitem uma série extensa de movimentos, e entre elas destacamse as articulações dos membros inferiores e superiores, como o ombro, cotovelo e o joelho.
Tipos de articulações
Enartrose: é formada por um segmento ósseo esférico que encaixa no interior de uma cavidade
Esferoides: É outro tipo de articulação com uma superfície convexa e outra côncava, porem em forma de esfera, o que permite amplos movimentos em todas as direções e em rotações. Exemplo: as articulações escapuloumeral e coxofemoral. Elipsoides: apresentam uma superfície convexa e outra côncava, mas em forma de elipse, o que permite movimentos de flexão e extensão a adução e abdução. Exemplo: articulação do punho ou radiocarpica ou metacarpofalangianas. 2 . Explique a nomenclatura das articulações.
Quando possuímos uma articulação entre dois ossos usamos a palavra “inter” mais o nome do osso, para explicar a nomenclatura correta para tal articulação.
Exemplo: metacarpo+sesamoide: metacarpo sesamoideana
Falange proximal+ falange média: interfalangiana proximal
3. A classificação das articulações pode ser feita em função do tipo de tecido interposto entre os ossos. Assim defina cada tipo e comente sobre suas principais características morfológicas e funcionais.
Articulação fibrosa ou