LIVRO SOCIOLOGIA DE MOZART
i
ni
(Ti
i. E f 1 '
i
r> n>
8 ^— iT« J o s &_.
°W
-
Q ü. cr
-
i— O
p
O
Este livro é um brilhante estudo sobre a vida e o gênio criativo Wolfgang Amadeus
Mozart, escrito por um dos mais importantes pensadores sociais de nosso tempo.
Autor de vasta obra sociológica até recentemente pouco divulgada, o surpreendente e inovador Norbert Elias também foi um amante da música, considerando-a indissoluvelmente ligada ao tipo de sociedade e à época em que era produzida.
Mozart foi educado na tradição da música de corte, numa sociedade que considerava os músicos como trabalhadores manuais, e de quem se esperava apenas que produzissem entretenimento para uma audiência cortesã. Ao longo de sua vida, esteve constantemente em busca de trabalho, porém o único emprego que conseguiu foi o de organista na pequena corte de Salzburgo.
Ao descrever como o compositor tentou levar em Viena uma vida de músico autônomo, Norbert Elias esclarece que só na geração seguinte - a de Beethoven - é que foram criadas condições necessárias para esse gênero de atividade. Mozart fracassou, argumenta ele, porque deu um passo no sentido da independência numa sociedade que ainda não estava preparada para tal. A rejeição da aristocracia de Viena, as dívidas cada vez maiores e nenhuma perspectiva de satisfazer seus desejos mais íntimos fizeram com que Mozart morresse com o sentimento de que sua existência social naufragara e de que sua vida se tornara vazia de significado.
Como mostra o autor, "a. situação de
Mozart era muito peculiar. Embora fosse socialmente dependente e subordinado à corte de aristocratas, a consciência de seu extraordinário talento musical fez
MOZART
Sociologia de um gênio
Norbert Elias
MOZART
Sociologia de um gênio
Organizado por
MICHAEL SCHRÕTER
Tradução:
SÉRGIO GÓES DE PAULA
Revisão Técnica:
RENATO JANINE RIBEIRO
4»
L
ZAHAR
Rio de Janeiro
Sumário
Publicado originalmente sob o título
Mozart, Zur Soziologie eines Gentes por Suhrkamp