Sistema Articular
Este trabalho, cujo tema é Sistema Articular, consiste numa abordagem acerca do mesmo. Como aluna de Educação Física, também sou designada a estudar a formação do corpo humano para que possa futuramente saber instruir meus alunos corretamente.
Este trabalho tem como objetivo mostrar os tipos de articulações, seus objetivos e suas classificações.
O sistema Articular integra, com os sistemas esqueléticos e o muscular, o aparelho locomotor. As articulações são existentes para que não haja atrito entre os ossos. Com essa pequena introdução passo então a apresentar o trabalho.
CAPÍTULO II
• Sistema Articular
Movemo-nos porque os músculos puxam os ossos, mas o movimento exigido ao esqueleto não pode da se não houver, entre os ossos, articulações. Os seres humanos pareceriam estatuas, sem articulações que permitissem o movimento de um osso em relação a outro. Nas maquinas, as partes mais susceptíveis de se deteriorar são as que exercem atrito umas sobre as outras quando os componentes das maquinas estão em movimento, sendo estas partes que exigem maiores cuidados de manutenção. As articulações móveis são os lugares do corpo onde os ossos deslizam uns sobre os outros e, no entanto, temos tendência a dar-lhes pouca atenção. Felizmente as nossas articulações auto mantêm-se, mas a lesão ou doença de uma articulação pode dificultar muito o movimento.
É então que nos damos conta de quão importantes são as articulações para um funcionamento normal. Uma articulação é um local onde os dois ossos se reúnem. São habitualmente consideradas moveis, mas nem sempre é o caso. Muitas articulações apenas permitem movimentos limitados e outras parecem imóveis. A estrutura de uma determinada articulação relaciona-se diretamente com o seu grau de movimento. As sinfibroses e as sincondroses têm muito menos movimento do que as articulações que contêm líquidos e têm superfícies articulares lisas.
As articulações relacionam