Trabalho sobre argumentação
TRABALHO DE LINGUA PORTUGUESA
ALUNO: JONATHAN IOGO LIMA GONÇALVES
TURMA: 1 A
FONTE DE PESQUISA:
INTERNET
WIKIPEDIA
BRASIL ESCOLA
ARGUMENTAÇÃO.COM
REVISTAS.
Conceito de Argumentação
A argumentação pode ser definida como uma organização discursiva com características próprias que a diferenciam de outros modos de organização do discurso, como a narração, adescrição e a explicação . Dentre suas características principais, a argumentação inclui a negociação de argumentos a favor e contrários a um ponto de vista, objetivando chegar a uma conclusão. Argumentar significa refletir sobre o que era objeto de certeza do pensamento ao ser destacado o que é submetível a debate.
Até agora, a argumentação foi abordada na sua condição de processo, no caso, discursivo; porém o termo argumentação também se refere a um campo interdisciplinar de pesquisa no qual convergem áreas tais como a filosofia, a linguística, a psicologia e as ciências da educação .Isto é, argumentação seria conversar, debater o assunto.
-Fonte:Wikipedia e Brasil Escola.com.br
Argumento: é um termo que deriva do vocábulo latim argumentum. Trata-se do raciocínio que se utiliza para demonstrar ou comprovar uma proposição ou para convencer outra pessoa daquilo que se afirma ou se nega. O argumento é a expressão, seja oral ou escrita, de um raciocínio. Permite justificar algo como sendo uma acção razoável com duas finalidades possíveis: persuadir outro sujeito (para promover uma determinada acção) ou transmitir um conteúdo com sentido de verdade (fomentando o entendimento).
Através dos seus argumentos, o locutor deve ser coerente e consistente, e não apresentar contradições. Só deste modo conseguirá cumprir com os seus objectivos. Caso contrário, corre o risco de ser contestado ou rejeitado pelo receptor.
-Fonte:Wikipedia e http://conceito.de/argumento
5