Trabalho sobre Argumentação
Neste trabalho, vamos abordar o tema argumentação.
Vamos mostrar de onde surgiu a argumentação, os principais argumentos utilizados no dia a dia, e em diversas situações do cotidiano, na vida jurídica, ou apenas em uma conversa entre amigos.
Explicar para que serve o argumento e qual o objetivo do mesmo.
HISTORIA DA ARGUMENTAÇÃO:
A historia da argumentação é ligada inteiramente e dependentemente nas disciplinas e ciências que desde a antiguidade tomaram como objeto de estudo 4 pontos essenciais:
a) Os atos de contradizer e refutar;
b) Os atos de debater e procurar a verdade;
c) Os atos de falar e persuadir o discurso
d) Os atos de pensar e raciocinar.
Na antiguidade um dos primeiros filósofos a tocar no assunto ''argumentação'' foi Zenão.
Considerado por Aristóteles o criador da dialética, Zenão nasceu em Eleia, atual Vélia, na Itália. Seguidor e defensor apaixonado da filosofia de Parmênides elaborou um método que consistia na formação de paradoxos.
Assim, ao invés do combate direto contra as teses das quais discordava Zenão preferia mostrar a falsidade e os absurdos dos estudos que julgava inválidos. Pouco se sabe sobre sua vida, mas se cogita que ele tenha feito quarenta paradoxos contra a divisibilidade, movimento e a multiplicidade. Segundo Zenão, estes conceitos não seriam mais do que ilusões criadas na escola eleática.
Além de Zenão outros grupos de pessoas tiveram destaque nesse mundo da ''Argumentação'': Os sofistas.
Os sofistas e a arte de argumentar
Os sofistas eram grupos de mestres que viajavam de cidade a cidade fazendo aparições e discursos públicos a fim de atrair estudantes, os quais pagavam para receberem educação e ensinamentos. O foco de seus ensinamentos concentrava-se em logos ou discursos, com foco em estratégias de argumentação. Os mestres sofistas diziam que podiam "melhorar" seus discípulos afirmando que a "virtude" seria possível de ser ensinada.
Muitos sofistas