Direção TGA
É o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas. Ela vem após o planejamento e a organização, assim, enquanto o planejamento estabelece o que fazer e como fazer e para quem, a organização estabelece a estrutura, os meios para a execução, a direção se preocupa com a execução das operações propriamente ditas, tendo em vista o alcance dos objetivos. A direção está ligada as pessoas,a interação dos grupos.
Principais aspectos:
ORDENS -Transmitir decisões aos subordinados, e os subordinados cumprem obedecer, executando o que lhe foi dado.
COORDENAÇÃO- Harmonização dos vários esforços necessários para atingir os objetivos almejados. Cooperação e sinergia.
MOTIVAÇÃO-Convencer as pessoas a trabalhar. É proporcionar um motivo a uma pessoa, estimulando-a a agir de maneira desejada.
Motivos Internos: São os impulsos interiores, de natureza fisiológica e psicológica (necessidades, aptidões, interesses, valores).
Motivos externos: São os estímulos ou incentivos que o ambiente oferece ou objetivos (recompensas e punições oferecidas pelo ambiente, os padrões estabelecidos pelo grupo de colegas, os valores do meio social, as oportunidades de carreira e muitos outros).
COMUNICAÇÃO: É o processo de transmissão de informações ou mensagens e o entendimento de seus significados.
Tipos de comunicação: Verbal e Não Verbal.
Verbal: Oral e Ecrita, é a que ocorre com a interação face a face, ou por fone, rádio ou tv, pela palavra. A palavra falada. E também a comunicação impressa, ou enviada por meio eletrônico.
Não Verbal: Sinaçização, logotipos, ícones, etc. São símbolos gráficos constituídos, basicamente, de formas, cores e tipografia.
LIDERANÇA- A liderança está baseada no prestígio pessoal do administrador e na aceitação pelos subordinados. O líder influencia o comportamento de um ou mais liderados. A capacidade de liderar está intimamente ligada com o processo da