Trabalho Sobre Argamassa Formato Final
TRABALHO SOBRE ARGAMASSA
TRABALHO SOBRE ARGAMASSA
INTRODUÇÃO
Este trabalho sobre argamassa referente à disciplina de Materiais de Construção, ministrada pela docente Michelline Freitas, tem como intuito apresentar e introduzir a argamassa como um material de construção, dividindo-se em 8 tópicos.
Inicialmente é apresentado seu histórico e seu conceito, em seguida será exposta sua classificação, características e propriedades, enfatizando as diferenças que existem entre suas variedades. Também é destacado os possíveis tipos de argamassa, que diferem um do outro por suas funções desempenhadas na construção civil. Dessa maneira, pode-se auxiliar o arquiteto e engenheiro na escolha da argamassa ideal para cada detalhe na obra que for planejar, a partir de sua classificação.
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica por meio de livros, sites de pesquisa e artigos científicos.
I. HISTÓRICO DA ARGAMASSA
A argamassa que hoje conhecemos, surgiu há milhares de anos, na Pré-história, cerca de 10.000 anos datam seus primeiros registros, (Aztecas e Galileia), usada em pisos polidos e assentada com cal e areia.
Acredita-se que foi na Pérsia antiga seu surgimento, onde se usava alvenaria de tijolos secos ao sol, com assentamento de argamassas de cal. Mas seu grande destaque como material construtivo deu-se em Roma.
Os romanos se destacaram, principalmente, a partir da mistura de um material aglomerante, a pozolana (material de origem vulcanica), com materiais inertes, dando origem às primeiras argamassas. As argamassas utilizadas pelos romanos eram constituidas basicamente por: cinzas vulcânicas ou pozolanas, pó de tijolo ou de telha, cal hidratada, areias, e matérias orgânicas (gorduras).
Com a construção de zonas marítimas e fluviais o homem foi obrigado a procurar aglomerantes hidraulicos. O estudo das Argamassas foi desenvolvido com êxito pelo engenheiro inglês John Smeaton (1724-1792), a quem foi confiada