Engenharia civil
Bricoficha 02.03
O TRABALHO DE PEDREIRO
LISTA DE MATERIAL OS MATEIRAIS AS FUNDAÇÕES AS FUNDAÇÕES AS TÁBUAS DE PERFIL AS TÁBUAS DE PERFIL A ARGAMASSA ANTES DA CONSTRUÇÃO CONSTRUIR CONSTRUIR ALVENARIA ESPESSURAS DE PAREDES APARELHAMENTOS PREENCHER COM ARGAMASSA JUNTAS DIVERSAS
1 / 16
Bricoficha 02.03 “O TRABALHO DE PEDREIRO“
LISTA DE MATERIAL O TRABALHO DE PEDREIRO
NÍVEL DE BOLHA : Um modelo com duas bolhas permitirá controlar o nível horizontal e vertical. COLHER DE PEDREIRO : O lado biselado permite levantar o cimento da talocha.
FIO DE PRUMO : Por vezes possui uma peça de madeira, à volta da qual poderá enrolar o fio. COLHER DE PEDREIRO PARA JUNTAS : Com uma lâmina fina e plana (de 8 a 12 cm), serve para formar e alisar as juntas. FITA MÉTRICA : Existem metros articulados e fitas com enrolamento automático (com ou sem travão).
PÁ : De preferência escolha um modelo com lâmina de aço temperado.
MARTELO DE PEDREIRO : A sua pena cortante serve para partir tijolos.
A MARRETA : Um martelo muito robusto para demolir ou talhar tijolos e para trabalhos pesados. CARRINHO DE MÃO: Atenção ao peso depois de carregado e às vias de acesso ao local de trabalho.
BETONEIRA : Pode ser alugada no AKI, funciona com um motor elétrico alimentado a 220 V.
2 / 16
Bricoficha 02.03 “O TRABALHO DE PEDREIRO“
OS MATEIRAIS O TRABALHO DE PEDREIRO
ESCOLHA : Os materiais de construção apresentam-se sob formas diversas, tais como (entre outras) pavimentos de betão ou blocos de betão celular, sendo os tijolos os mais frequentemente utilizados. Existem em diferentes formatos e qualidades.
FORMAS : Um tijolo maciço é, conforme o nome indica, inteiramente fechado. Um tijolo oco tem furos paralelos a todo o seu comprimento, os quais representam mais de 40% do seu volume total. Os furos de um tijolo perfurado a toda a sua espessura ocupam somente 15 a 40% do volume total.
DUREZA DOS TIJOLOS : De acordo com a