Evolução dos computadores
COMPUTADOR
O computador é uma máquina que processa informações eletronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas.
As fases do processamento são: * Entrada de Dados (Informações iniciais) * Processamento (Instruções) * Saída de Dados (Resultados)
Vamos supor que você solicitou ao computador somar 2 + 2. Os dados entram no computador através do teclado, a Unidade Central os processa e envia o resultado para o vídeo. As partes básicas de um microcomputador são: * Monitor (Vídeo) * Teclado/Mouse * Gabinete - Placa mãe, UCP (microprocessador), Memórias (ram e rom), Disk Drives, Disco Rígido (winchester) etc.
1951/1959 - Computadores de primeira geração: * Circuitos eletrônicos e válvulas * Uso restrito * Precisava ser reprogramado a cada tarefa * Grande consumo de energia * Problemas devido à muito aquecimento
As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo no ENIAC, já citado anteriormente. Normalmente quebrava após algumas horas de uso e tinha o processamento bastante lento. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.
1959/1965 - Computadores de segunda geração: * Início do uso comercial * Tamanho gigantesco * Capacidade de processamento muito pequena * Uso de transistores em substituição às válvulas
A válvula foi substituída pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Os computadores desta geração já calculavam em microssegundos (milionésimos) e eram programados em linguagem montadora.
1965/1975 - Computadores de terceira geração: * Surgem os circuitos integrados * Diminuição do tamanho * Maior capacidade de processamento * Início da utilização dos computadores pessoais
Os transistores