Acepção de pessoas
Disciplina: antropologia cultural
Polo: capilaridade global
Aluno: Mirian
Tema: As conseqüências da escravidão no Brasil para a situação atual que vivemos
Título: Escravidão e contexto brasileiro
Ma leva-nos a refletir sobre a forte discriminação existente em todos os setores , mesmo tendo se passado décadas, e as suas consequencias para os dias atuais.
Justificativa: No Brasil atual ainda vivenciamos uma tão grande necessidade de estabalecer regras de boa convivência entre os cidadãos o que vale ressaltar que não é exclusividade do Brasil .
No contexto brasileiro a escravidão tem se estendido sobre todas as raças atualmente em especial a de baixa renda, o qual segundo o sociólogo norte-americano Kelvin Bales em seu livro "Disponsable People: New Slavery in the Global Economy" (Gente Descartável: A nova escravidão na Economia Mundial)
Introdução: Segundo - Lopes, 2006 faz parte das culturas humanas a existência de pré- noções que filtram o olhar das pessoas (...) . Mas em algumas situações se transformam em preconceitos no sentido de turvamento negativo.
(reflexo das decisões que se baseiam no estereótipo de algo ou alguém produziram perdas inreparávei s para a humanidade incluindo assim os saberes e os fazeres de todos os povos),o que demonstra nesta atitude uma grande ligação com o egoísmo , que se baseia na afirmativa de primeiro eu e o melhor para mim.
Desenvolvimento: Grupos minoritários formam um estado moderno cuja situação se baseia numa política mesquinha no qual a maioria é sujeita a situação de opressão.
O exemplo disso tem os primeiros habitantes deste país. O nosso país por longas décadas foi excluído se apresentando uma posição desfavorável. Segundo a edição de Repórter Brasil, acessado em 22 de novembro de 2010, revela que as estatísticas oficiais mostram que há mais negros pobres do que brancos no Brasil. Outro fator a ser considerado é que no Maranhão, estado de maior quantidade de trabalhadores