relatório de resistência do concreto
Federal de Juiz de Fora
Faculdade de Engenharia
Departamento de Construção Civil
CCI 510 Materiais de Construção Civil II
Prof.:
Resistência do Concreto
NBR 7215 – Cimento Portland: Determinação da resistência a compressão.
NBR 7214 – Areia normal para ensaio de cimento.
NBR 11578 – Cimento Portland Composto.
Aluno:
Data: 17 de outubro de 2004
Assinatura:._______________________________________
Introdução.
A resistência mecânica do concreto endurecido talvez seja a propriedade do material mais necessária para o uso estrutural. Portanto, não se surpreende que constem ensaios de resistência em todas as especificações de cimento.
Resistência do Cimento.
A resistência da argamassa, ou do concreto, depende da coesão da pasta de cimento, da sua aderência às partículas de agregado e, até certo ponto, da resistência dos agregados. O último fator não é considerado neste ponto e é eliminado nos ensaios da qualidade do cimento pelo uso de agregados normalizados.
Os ensaios de resistência não são feitos com pasta de cimento devido a dificuldade de moldagem e de ensaio resultando, em conseqüência, grande variabilidade de resultados. Para a determinação da resistência do cimento, usa-se uma argamassa de cimento e areia e, em alguns casos, concreto com proporções definidas, preparado com materiais especificados sob condições rigorosamente controladas. O ensaio da pasta pura não é representativo, não só porque a quantidade de água de amassamento é muito diferente da necessária para argamassas e concretos, como também porque a pasta tem leis de variação da resistência com o tempo, diversa da do cimento adicionado a um agregado.
Além de atender às exigências de resistência mínima às idades especificadas (3,7 e 28 dias), a resistência a idades mais avançadas deve ser maior que nas primeiras idades, pois