Trabalho simples sobre fotografia
CENTRO DE COMUNICAÇĀO TURISMO E ARTES
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇĀO SOCIAL – JORNALISMO
DISCIPLINA DE JORNALISMO FOTOGRÁFICO
PROFESSOR: JOĀO LOBO
ALUNA: ANDREZZA CARLA DANTAS BARROS – 11218826
O QUE É FOTOGRAFIA?
JOĀO PESSOA
(2012)
Fotografia é comunicação, percepção, é sensibilidade, é arte. Existindo desde o ano de 1.827, a fotografia é capaz de retratar e compreender a história da humanidade até os dias atuais.
É comunicação por que é texto, busca sempre produzir algum significado seja por parte do fotógrafo ou do que foi fotografado. Além disso ao fotografar existe um envio, uma recepção de informação, elaborando-se assim um processo comunicativo.
É percepção e sensibilidade por reconfigurar um conjunto de fatores pessoais de seu autor. Talvez nāo só do autor, mas também do personagem e do receptor. Quem tira a foto enquadra, molda, percebe o espaço através de suas visões culturais. Quem posa para foto busca sempre expressar um estado de espírito e quem vê a foto vai interpreta-la de acordo com sua visão de mundo, para elogiar e /ou criticar.
É arte porque estudos comprovam que nasceu de uma, da pintura. O que antes era pintado, com o decorrer do tempo e dos avanços tecnológicos, passou a ser fotografado. Além disso é uma reprodução de sentido, cultura, visão e emoção. É um recorte de olhar, um congelamento de uma realidade, que sempre busca o aperfeiçoamento e a inovação. É arte porque traduz manifestações de espírito dos envolvidos.
Fotografia é ainda história e também reconfigurou a mesma. Através dela é possível estudar povos e lugares. É possível perceber as reconstruções das sociedades através das fotos. Na atualidade, por exemplo, é perceptível a necessidade humana do registro mais evidente do que no passado. Necessidade essa que advém dos avanços tecnológicos e comunicacionais como a internet e a portabilidade.
Trata-se de um complexo diminuído ou talvez seja apenas a comunicação entre