Bacharel e Licenciada
ANGELA A. DA CUNHA GONÇALVES MATRÍCULA: 113112006
TEUDAS RAPHAEL
AEROFOTOGRAMETRIA
1). DEFINIÇÃO E APLICAÇÃO
2). HISTÓRICO
3). NOÇÕES BÁSICAS
3.1. Câmara aérea
3.2. Voo Fotogramétrico
3.3. Sinalização de Pfs no terreno
4). ESTEREOSCOPIA
5). FOTOINTERPRETAÇÃO – NOÇÕES BÁSICAS
6). CONCLUSÃO
7). REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1. DEFINIÇÕES
A fotogrametria é a ciência e tecnologia de obter informações confiáveis através de processos de registro, interpretação e mensuração de imagens.
A palavra fotogrametria deriva de três palavras gregas, photos que significa luz, gramma que significa algo desenhado ou escrito – descrição, e metron que significa medir. É uma ciência que permite executar medições precisas utilizando fotografias métricas. Tem por finalidade determinar a forma, dimensões e posições dos objetos contidos numa fotografia através de medidas efetuadas sobre ela.
A fotogrametria apresenta uma série de aplicações nos mais diferentes campos e ramos da ciência, como na topografia, geologia, astronomia, meteorologia e outras, mas tem sua maior aplicação no mapeamento topográfico. Segundo Andrade as imagens fotográficas são utilizadas para o posicionamento de pontos da superfície terrestre, ou mesmo de outros astros, e para mapear temas do objeto fotografado, tais como: rede de drenagem, florestas, culturas, rede viária, feições geológicas, tipo de solo etc.
Para o posicionamento dos pontos pode-se usar os métodos da Triangulação Fotogramétrica ou Fototriangulação, também conhecidos como Aerotriangulação, Triangulação Aérea ou Triangulação Espacial.
Com o desenvolvimento de câmaras especiais para a fotografia aérea, a fotogrametria terrestre ficou restrita a algumas regiões. Quando são utilizadas fotografias aéreas, tem-se a aerofotogrametria que engloba o maior número de aplicações da área.
Definimos então Aerofotogrametria como sendo a cobertura aerofotográfica executada para fins de mapeamento. Refere-se a operações