pontos negativos e positivos da privatização
Privatização é o ato de vender por meio leilões empresas públicas (estatais).
Pontos negativos:
1:soberania nacional- ao privatizar determinado serviço, o estado perde parte de sua soberania, pois entrega de bandeja ao capital externo, o controle e lucro de determinada finalidade.
2: desemprego- a iniciativa privada, ao tomar o controle de uma empresa pública, não pensará duas vezes antes de demitir seus funcionários para obter mais lucro
3: corrupção- os políticos privateiros sempre receberão favores das empresas que porventura façam ganhar as licitações e leilões
4: finalidade- a empresa privada não tem o objetivo de restar um bom serviço público, o objetivo da empresa privada é o lucro.
5: fuga de capitais- com as privatizações, grupos estrangeiros passam a comprar as empresas estatais e a repassar ao exterior os lucros do trabalho brasileiro logo elas levam a fuga de recursos para o exterior fazendo o Brasil ficar mais pobre.
Pontos positivos:
1:melhoria nos serviços
2: prejuízo- nas empresas privadas, quando uma fraude acontece quem sai prejudicado é o acionista diferente das empresas públicas, onde o prejudicado é a população.
3: rapidez- as fraudes apuradas nas empresas privadas são de curta duração. As decisões do dono tratam de minimizar consequências ruins e novos controles tratam de prever crises.
4: burocracia- as empresas privadas, não fazem licitações, eles acabam fazendo negociações, um método muito mais rápido
5:crescimento- numa empresa privada, os funcionários são promovidos através do mérito e esforço, logo o profissional evolui ou regride, em sua carreira. Em empresas pulicas é muito difícil demitir um funcionário improdutivo, prejudicando a empresa como um todo. Logo um ótimo professor do ensino público fica desmotivados com as péssimas condições de trabalho e remuneração, deixando o ensino muito pior do