trabalho seminario anime
SEMINARIO INTEGRADO
Porto Alegre
Novembro - 2014
Por: Thayná Pedersen
Animação japonesa
Rafaela Remiao
Porto Alegre – 2014
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho tem como função esclarecer e explicar o que é Anime e Manga, que tem origem no Japão. Animes e mangas são típicos da cultura japonesa, de origem bastante antiga, datada do século VIII, de teatro de sombras. Com o tempo o teatro de sombras se transformou em mangas e a partir do século XX se tornou anime e mundialmente conhecido principalmente por americanos, europeus e recentemente se popularizando pelos países latinos americanos.
Objetivo:
Tenho como objetivo mostrar que a animação japonesa não é só coisa de crianças, mas sim de qualquer pessoa, pois vejo muitas pessoas com um preconceito ridículo sobre esse assunto dizendo que só crianças assistem, e quero mostrar o quanto é divertindo esse mundo.
Metodologia:
12/10 – iniciei as pesquisas sobre o assunto
25/10 – comecei o desenvolvimento do trabalho de seminário
14/11 – terminei o trabalho
História dos animes
Tudo se inicia em 1916 quando foram feitas as primeiras películas de animação Japonesa com Noburo Ofuji.
Passados 16 anos o anime toma um novo rumo tendo atingido nesta época reconhecimento internacional. Assim encontramos, em 1932, o primeiro anime com som que foi implementado por Kenzo Masaoka com o nome de "Chikara to Onna no yononaka". Na década seguinte, mais precisamente em 1943, é produzida a primeiro longa-metragem de animação Japonesa pelas mãos de Seo, a qual é chamada de "Momotaro no umiwashi" e que retrata a marinha Japonesa e a sua posição face ao ataque a Pearl Harbour na 2ª Guerra mundial. Em finais da década de 50 (1958) aparece o primeiro anime colorido pelas mãos de uma empresa criada com vista à elaboração e divulgações de animes, chamadas