Mas O Que Um Evento
É um acontecimento usado para atrair a atenção do público-alvo e órgãos de comunicação social sobre uma empresa, produtos ou serviços. Os eventos são divididos, geralmente em três categorias: Público, Oficial e Privado. Os eventos Privados, onde se enquadram eventos de RPG, é que nos interessam. O Mercado de Eventos no Brasil.
Segundo pesquisa divulgada no site da FBC&VB - Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, são realizados 319.488 eventos de temas diversos, todos os anos no Brasil, envolvendo 79.872.000 participantes e gerando uma renda de R$ 32,7 bilhões. Responsável pelo expressivo número de 727.168 empregos diretos e indiretos, o segmento movimenta R$ 3,7 bilhões de tributos através da promoção de feiras, congressos e iniciativas similares.
Como trabalhar produzindo eventos no Brasil não constitui uma profissão regulamentada, os temas relativos aos aspectos de gestão de eventos são abordados em cursos de graduação em Gestão Cultural, em disciplinas em faculdades de turismo, hotelaria e comunicação social e cursos de curta duração que passaram a ser uma nova modalidade de ensino na área, sendo criados pela LDB e regulamentados pela Resolução nº. 01/99 do MEC como cursos de formação específica. Além disso, existe um circuito de seminários e palestras sobre o assunto em quase todas as capitais do país. E um evento de RPG?
Atualmente, eu gosto de delinear três subtipos básicos de “eventos” de RPG da seguinte forma:
Eventos: eu costumo designar como um evento, propriamente dito, todos aqueles de grande porte como EIRPG, Dragão Fest, ERPGA, Tchê RPG e RPG e Cultura. Estes que requerem um refinado conhecimento de organização e produção, capital a ser investido, bem como equipe operacional integrada.
Encontros: encontros são “mini-eventos”, aqueles de proporções reduzidas, porém não menos importantes, que contam geralmente com baixo, ou nulo, grau de investimento por parte dos organizadores e ingresso gratuito. Podemos