trabalho sem nome
Os condicionadores são formulação catiônicas aplicadas após o uso do xampu, de acordo com Deg (2008) os condicionadores são formulações carregadas positivamente que tem a função de neutralizar as cargas negativas deixadas pelos xampus e é esta ação de neutralização que promove a maleabilidade, penteabilidade, maciez e também é o que torna o cabelo menos frágil. Entretanto muitas vezes o condicionador adquire uma imagem fútil perante as pessoas mais leigas, porém ele é muito mais importante devido as suas características químicas, que pela falta do uso pode danificar a haste.
Os xampus são fabricados com tensioativos aniônicos que são derivados do Luril éter sulfato de sódio e dão carga negativa no cabelo. Ao se lavar os cabelos o xampu tira a gordura e a maciez e dá carga negativa a estes levando os fios a se repelirem.
Os condicionadores são derivados graxos e têm características de sobre gordura; assim os cabelos readquirem lubricidade, ficando mais macios.
Os condicionadores, portanto têm carga positiva, neutralizando o engorduramento, eliminando a repelência dos fios e dando amaciamento ao cabelo. (BRT,2000, P.1)
O que também influencia na ação do condicionador é o pH (potencial hidrogênico) que é utilizado para indicar a acidez ou a alcalinidade do produto, segundo Abraham et al. (2009) “...O condicionador ideal deve ter pH entre 4,1 e 4,9.”
Na literatura atual encontramos muitos artigos e pesquisas que informam sobre o que é o condicionador, porém é difícil encontrar estudos que falem de sua importância e o que pode acontecer com os fios caso não seja feito o uso de um condicionador correto, levando em conta os tipos de cabelos e grau de danificação. “.. Danos do sol, coloração, tratamentos químicos como alisamento, relaxamento, permanentes e dano pelo calor da modelagem a quente, empobrecem o cabelo de umidade e quebra a conectividade elástica e vital das proteínas celulares.”(COBIOSA, 2013, p.1) Segundo Cobiosa (2013) o uso de um