trabalho saude
Apresentação Desde pequenos ouvimos nossos pais dizerem que é necessário comer frutas, legumes e verduras para crescer forte e saudável. E também para lavar bem as mãos antes da alimentação, manter a organização e a limpeza da escola. Anos se passaram e hoje reproduzimos a mesma fala de nossos pais com nossos alunos.
Justificativa
A escola é um espaço privilegiado para manifestar hábitos saudáveis e cumpre um papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida. O tema saúde e higiene devem ser tratados na escola e levado à comunidade. Muitas vezes, fora da escola, a criança e a família possuem hábitos que as levam a grandes problemas: como por exemplo: a obesidade, o baixo peso, doenças pela falta de higiene.
É importante saber sobre a alimentação saudável, nutritiva e equilibrada, a prática de exercícios, a higienização dos alimentos e os problemas que a falta destes causa, esse entendimento envolve o estilo de vida de toda a família.
A escola pode e devem promover ações de apoio às práticas alimentares saudáveis e higienização correta, buscando-se levar esses novos hábitos para a família.
Papel da escola e professor
A escola deve desenvolver ações a fim de estimular a criança a obter hábitos de higiene e alimentação saudável. A promoção para a consciência parte do professor utilizando uma forma atraente, lúdica e educativa. O aluno deve entender sobre os benefícios de uma alimentação saudável e os riscos da má alimentação, assim como na higienização. Saber sobre os malefícios ligados à obesidade: problemas médicos (diabetes, hipertensão, infarto, AVC), sociais (restrições nas atividades físicas, limitações nas relações pessoais) e emocionais (depressão, neurose, sentimento de culpa). Entender os malefícios ligados ao baixo peso. Conhecer os diversos tipos de alimentos, e suas influências na saúde. Compreender que os hábitos de higiene previnem doenças, assim como as instalações escolares estando limpas e organizadas.