TRABALHO SANEAMENTO AMBIENTAL
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
SANEAMENTO:
AÇÃO DE INCLUSÃO SOCIAL
Trabalho apresentado a disciplina de Saneamento Ambiental.
Professor: Douglas Parreira
IPATINGA/2015
1 INTRODUÇÃO
Como determinado por Lei, existe um plano de saneamento de ações de inclusão social para povos indígenas e quilombolas.
Na constituição de 1988 se falava em medidas de junção de saúde com saneamento básico.
Na concepção de hoje, esse plano tem se tornado fundamental, pois, o país conta com mais de 700 comunidades que ainda preservam os valores culturais, não possuindo conhecimento de saúde e saneamento.
O órgão governamental Funasa – Fundação Nacional de Saúde é responsável pela implementação de ações de saneamento em áreas rurais de todos os municípios brasileiros, inclusive no atendimento às populações remanescentes de quilombos, assentamentos rurais e populações ribeirinhas, vêm implantando o saneamento básico nestas comunidades para melhoramento da saúde.
A grande preocupação deste órgão é levar estas ações de saneamento mantendo as tradições culturais destas comunidades, colaborando para proteção do meio ambiente, melhoramento da saúde e menor impacto sociais.
2 OBJETIVO
O objetivo principal desta inclusão é o melhoramento destas comunidades como: abastecimento de água, esgoto, preservação do meio ambiente, melhorias sanitárias e educação sanitária.
3 DESENVOLVIMENTO
As comunidades quilombolas e indignas são protegidas por Órgãos do Governo e por Leis, que tem como objetivo proteger estas, de influencias externa garantindo a preservação cultural e a proteção de suas terras.
Diante disto, para fazer a inclusão de saneamento básico para nestas comunidades, foi necessária a criação da Funasa como o objetivo de promover a inclusão de ações de saneamento e ações integradas com a saúde através do SUS preservando ao máximo a cultura local.
Hoje no Brasil grande