trabalho salvo
Ao contrário do que muitos pensam o petróleo não é importante somente para a produção e consumo de energia. É também uma matéria-prima de grande relevância econômica, utilizada na produção de plásticos (um dos materiais mais importantes na etapa atual da tecnologia), asfalto, borracha sintética, entre outros produtos.
Como se sabe, esse recurso natural é um tipo de combustível fóssil. Isso significa que sua origem remonta à decomposição de fósseis de animais. A pressão das diversas camadas de sedimentos depositados sobre restos orgânicos que acumularam no fundo do oceano transformou os restos orgânicos em uma massa homogênea, de consistência viscosa e de coloração negra, denominada de petróleo. Ao ser extraído, ele precisa ser primeiramente refinado e, só então, utilizado como matéria-prima ou combustível.
o consumo nacional de petróleo tem aumentado consideravelmente. Por ser um recurso finito, segundo projeções, nos próximos 20 anos, as reservas de petróleo estarão comprometidas e cujas jazidas estão concentradas em poder de poucos países, o aumento do preço é uma consequência natural.
No Brasil, há uma lei que obriga a Petrobrás (e outras mineradoras) a pagar royalties ao Estado e à cidade onde o petróleo é explorado. Esses royalties são tão importantes que é a única fonte de receita de muitos municípios.
Outro aspecto importante é que a Petrobrás apoia inúmeros programas sociais, inclusive patrocínio a espetáculos teatrais e filmes, contribuindo indiretamente para o fomento da cultura. Acaba sendo uma compensação por seu papel na degradação ambiental, até porque o petróleo é uma das principais fontes de poluição no mundo atual, e