Trabalho Materiais Salvo Automaticamente
Nesse trabalho discutem-se os procedimentos que devem ser seguidos, para garantir o certificado de qualidade. Começando nos procedimentos preliminares até as correções de falhas no concreto caso haja necessidade.
Para que a estrutura de concreto atenda às especificações do projeto, além dos cuidados referentes à armadura, cimbramento e fôrmas, é preciso considerar uma série de fatores do próprio concreto, tais como: as propriedades dos seus materiais constituintes, a dosagem da mistura e a execução da concretagem. Se algum desses itens não for realizado adequadamente, há uma grande probabilidade de ocorrência de problemas na estrutura.
Antes mesmo de expor a organização da concretagem, há que se destacar sua importância em face de objetivos a serem alcançados quanto á qualidade do produto e á produtividade, pois as principais falhas na estrutura de concreto, conforme Helene (1992) apresentam manifestações externas características, tendo como principal origem as etapas de planejamento e projeto. Dessa forma, apresentam-se os conceitos e os procedimentos que viabilizam o adequado desenvolvimento do serviço de concretagem.
2.0 Procedimentos preliminares pra a execução da concretagem
A concretagem é a etapa final de um ciclo de execução da estrutura e, embora seja a de menor duração, necessita de um planejamento que considere os fatores que interferem na produção, visando o melhor aproveitamento de recursos. Basicamente, as etapas da concretagem podem ser resumidas em:
2.1 Liberações da concretagem
Para a liberação de uma concretagem é necessário estar atento para os pontos á seguir:
Verificar se as estruturas concretadas anteriormente já se encontram consolidadas e escoradas o suficiente para esse novo carregamento;
Dependendo do tipo de concreto (usinado ou feito no canteiro), verificar as condições de acesso dos equipamentos (caminhão-betoneira, carrinhos e jericas, bombas etc.).
Garantir a existência de fontes de água e de tomadas de energia