Trabalho Clarissa Salvo Automaticamente
Capitulo 13
Parte 1 proteção e inclusão social
O discurso da proteção social atualmente é um assunto que tem sido muito popular diante dos atores sociais e diferentes ideais políticos e ideologicos, com a popularização do assunto tornou se necessário sempre fazer referencia a algo que complemente e qualifique a proteção social.
A rede de proteção social é um conjunto de 22 programas do governo condicionados pelo banco Mundial e pelo BiD que incorporaram o termo aos seus contratos como condição para a liberação de empréstimos ao governo brasileiro.
Os programas que fazem parte do conjunto de programas da rede de proteção são:
Na área da educação: Livro Didático; Saúde do Estudante; Merenda Escolar; Gestão Eficiente; Complemento ao FUNDEF; FUNDESCOLA.
Na área do trabalho: Manutenção do Seguro-Desemprego; Abono Salarial; Qualificação Profissional.
Na área da saúde: Combate às Carências Nutricionais; Farmácia Básica do SUS; Programa Nacional de Imunização; Piso Assistencial Básico do SUS; Saúde da Família; Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Na área da assistência social: Apoio à Criança Carente; Apoio ao Cidadão, à Família e ao Deficiente; Apoio à Pessoa Idosa; Benefício ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência (LOAS); Apoio ao Combate ao Trabalho Infantil; Apoio Integral à Criança e ao Adolescente no enfrentamento à Pobreza; Participação da União em Programas de Garantia da Renda Mínima.
Cada vez mais o conceito de rede se torna complexo e seu uso ganha diferentes significados, levando muitas vezes à expectativa de constituir-se para superar a dispersão de recursos, superposição de ações, banalização de políticas e outras coisas que marcam os programas sociais no país.
A junção do sistema de rede com o de proteção social passa a discutir um estudo em que se possa saber com detalhes ao que se refere.
A origem das políticas sociais vem desde o período da revolução industrial na Europa, mais especifico na Lei dos Pobres na Inglaterra (1535)