Trabalho Rousseau
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR RAFAEL CAXILE
ESTADO, SOCIEDADE,
LIBERDADE CIVIL, LIBERDADE NATURAL
DAMIANA DA SILVA SANTOS
LEIDE PATRICIA GOMES DE OLIVEIRA SILVA
MARACANAU
2013
INTRODUÇÃO
A teoria de Rousseau parte da idéia de que os direitos naturais são pertencentes a todos os indivíduos, estes direitos existem antes mesmo da constituição do poder do Estado, logo o poder do Estado é limitado, determinado pelos direitos naturais.
Rousseau credita ao surgimento da propriedade privada a origem da sociedade e da desigualdade entre os seres humanos e afirma que o primeiro homem que, tendo cercado um pedaço de terra. Segundo ele no isolamento todo homem é igual, e a partir do momento que resolve viver em sociedade que as desigualdades aparecem.
Vale ressaltar que o fator limitante da liberdade civil é a vontade geral, uma vez que ela visa à igualdade (o que torna os indivíduos realmente livres), pois a liberdade no estado civil não se dá apenas pelos interesses particulares, mas também pelos interesses do corpo político.
Para Rousseau, a liberdade natural caracteriza-se por ações tomadas pelo indivíduo com o objetivo de satisfazer seus instintos, isto é, com o objetivo de satisfazer suas necessidades.
A liberdade em Rousseau partindo de duas ideias básicas. A primeira é que a liberdade existiu de forma marcante no homem natural e a segunda é que esse homem veio a perdê-la ao longo de sua história, quando por processos históricos longínquos se constituiu em sociedade.
Para Rousseau, o estado original de liberdade foi abandonado pelo homem ao mergulhar no estado de sociedade.
A natureza do homem, para Rousseau, é a sua liberdade, pois da disciplina natural das paixões nascem os verdadeiros valores morais.O estado de natureza caracterizava-se pela suficiência do instinto, o estado de sociedade pela suficiência da razão.
DESENVOLVIMENTO
ESTADO
Rousseau,