Trabalho RNP
Introdução
Erics-O realismo e o naturalismo são duas correntes literárias um tanto parecidas, como se pode ver na sua intenção de retratar os assuntos de maneira mais objetiva, daforma que ela realmente é, e de serem mais universalistas, em oposição ao individualismo romântico mas que têm as suas diferenças básicas, como a forma de retratar o homem, que no realismo é representado por meio da sua interação com o contexto social, enquanto no naturalismo ele é representado quanto ao seu comportamento interior, do seu lado mais animal. Ambos são influenciados por novasideologias da época, como o socialismo de Marx, a teoria de Darwin e o positivismo de Comté
Arthur-Esse movimento literário surgiu em Portugal na década de 1860, em reação ao Romantismo. Sua primeira manifestaçãofoi a questão Coimbrã, polêmica entre jovens autores realistas e os autores românticos.
Naturalismo em Portugal
Pablo-O Naturalismo é um movimento surgido em França, na Literatura e artes plásticas, em meados do século XIX.Foi um movimento pictórico que, associado ao Realismo, veio propor uma pintura alternativa ao gosto dominante, abrindo caminho para o futuro Impressionismo. Em Portugal surge mais tarde, mas em compensação e apesar de partir dos modelos franceses, desenvolve-se de modo original, tanto ao nível da pintura como da escultura, colocando-se entre as principais “escolas” naturalistas mundiais.
Realismo em Portugal
Rainer-O Realismo em Portugal teve seu início em 1865, uma época em que liberais e representantes da velha monarquia deposta em 1820 travavam várias lutas. Foi um movimento de renovação, uma tentativa de levar Portugal à modernidade, trazendo ao país as ideias filosóficas e científicas que estava em alta na Europa na época.
Riam-Entre as principais características do Realismo português temos: foco em questões sociais e na realidade como ela é, sem distorções, não mais baseada em idealizações desta e opiniões subjetivas sobre esta