INTERNET
Como surgiu a Internet
A Internet nasceu nas bases militares e foi para os ambientes acadêmicos.
Depois de consolidada, partiu para as empresas, chegando aos lares e escolas.
É impressionante como a rede tem se expandido vertiginosamente, dentro de um cenário globalizado.
Década de 60
A história da Internet começou com um grupo da Força Aérea Americana, na década de 60, ao analisar os riscos de um ataque soviético. O grupo elaborou um estudo de como controlar e efetivar a defesa do ataque de mísseis e bombas, mantendo essas informações militares seguras, mas com a possibilidade de compartilhá-las com outros órgãos governamentais (LEINER, 1997).
O resultado do estudo foi a Internet, seu objetivo inicial era a interligação dos computadores dos centros de pesquisa das Universidades da Califórnia de Los
Angeles e Santa Bárbara, Universidade de Utah e o Instituto de Pesquisa de Stanford.
A rede deveria permitir que, mesmo se algumas de suas partes fossem destruídas (um possível ataque nuclear), os demais computadores continuassem se comunicando.
Em setembro de 1969 ela entrou em funcionamento e ficou conhecida como
ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network). Além da segurança, outro aspecto enfatizado pela National science Foundation (NsF), uma agência governamental norte-americana para o fomento científico, foi a ampliação de poder dos supercomputadores. Conectados, eles tornaram-se mais eficientes. Cientistas, pesquisadores e engenheiros podiam, então, acessar os supercomputadores a partir de seus escritórios e laboratórios.
Década de 70
A rede começa a crescer de forma acelerada. Em 1973, tornou-se internacional com a conexão de sites relacionados com a defesa da Inglaterra e Noruega. Em 1981 conectava 213 computadores, em 1984, mil máquinas. Em 1987 já estavam conectados 10 mil computadores. Em 1986, a NSFNET (uma rede que englobava também os computadores da NSF) conectou-se com a ARPANET. A interligação
entre