Trabalho Movimento Norte
Característica do Movimento:
O Movimento do Norte iniciou-se a partir de manifestações técnico-pedagógicas
(E. Bjorksten, N. Bukh, E. Falk, M. Carlquist) e cientificas (J. Lindhard), decorrente da obra de J. G. Thulin denominada Línea, que, posteriormente originou a corrente “neo-sueca”.
A característica fundamental desse movimento é que, as principais figuras, dentro do campo técnico-pedagógico, têm como formação comum, a ginástica lingiana. Por isso, pode-se dizer que a ginástica neo-sueca, no período de 1900-1939, nasce e se desenvolve dentro da mais pura doutrina sueca, ainda que muitas vezes acontecessem influências externas. A seguir será feito um estudo sobre as origens e as contribuições mais significativas dos novos pensadores da ginástica sueca, começando com Elli Bjorksten e continuando com N. Bukh, E. Falk, M. Carlquist, J. G. Thulin e J. Lindhard.
Principais Pensadores:
Johannes Lindhard:
Nasceu na Dinamarca em 1870, tomando-se médico em 1898 e passando a ensinar anatomia e fisiologia no Instituto de Ginástica Médica. Descobriu sua vocação científica e dedicou-se e estudar a fisiologia da respiração e circulação do sangue. Em 1909 Dr. Linghard foi nomeado professor de anatomia, fisiologia e teoria da ginástica.
Segundo, Langlade, a obra de Lindhard teve seu despertar coincidente com todas as manifestações estudadas que aconteceram no Centro, Norte e Oeste da Europa. A contribuições cientificas do Oeste diferem-se das outras, pois, se centraram mais especificamente no campo da pesquisa fisiológica. Assim podemos dizer que as duas principais contribuições desse médico dinamarquês foi abrir portas para investigação do mundo da ginástica nas Universidades e seus estudos em cima do pseudo fisiologismo existente até então no mundo ginástica, aprofundando o conhecimento nessa área, ofertando grandes contribuições ao meio.
Elli Bjorksten: A ginástica feminina
Cristina Elizabeth