MINIMALISMO
Profª:
Série/Turma:
Disciplina:
Tema:
MINIMALISMO
Diamantino-MT/2013
Introdução Diante desse trabalho iremos introduzir a história, suas principais características, artistas e obras que fizeram parte desse movimento artístico.
História Minimalismo é um movimento artístico e cultural, manifestos através de seus fundamentais elementos, especialmente nas artes visuais, no design e na música. Representando o ápice das tendências reducionistas na arte moderna, que surgiu nos Estados Unidos no começo da década de 1960.
Principais Características Elaboração de obras com a utilização do mínimo de recursos; utilização de poucas cores nas pinturas; nas artes plásticas, destaque para o uso de formas geométricas com repetições simétricas; criação de músicas com poucas notas musicais, valorizando a repetição sonora. Os materiais utilizados são de cunho industrial - vidro, aço, acrílico etc.
Principais Artistas
Samuel Beckett ( dramaturgo e escritor inglês)
Raymond Clevie Carver ( escritor norte-americano)
Philip Glass ( compositor norte-americano)
Robert Bresson ( cineasta francês)
Dan Flavin ( artista plástico norte-americano)
Sol LeWitt ( artista plástico norte-americano)
Frank Stella ( artista plástico norte-americano)
Obras Frank Stella, Flin Flon, 1970.
Sol LeWitt, Curvy Brushtrokes, 1997.
Conclusão De acordo com o que estudamos no decorrer do trabalho, concluímos que o movimento teve sua importância na vida e na história artística, com suas obras e cores impressionantes que cativa qualquer olhar que venha conhecer esse movimento, que envolve também não só as artes plásticas e sim músicas, teatros. Nas pesquisas vimos que esse movimento teve uma importância arquitetônica que vimos também nos dias de hoje.