TRABALHO RELA O INTERPESSOAL
A palavra relacionamento está ligada a valores, socialização e formação de conhecimento, mediante a cooperação entre os diferentes níveis da convivência humana. O presente trabalho tem como objetivo entender os principais questionamentos sobre o relacionamento interpessoal na escola, os procedimentos necessários para que a mesma alcance um bom relacionamento dentro e fora dos seus muros.
O relacionamento interpessoal na escola deve ser um processo contínuo. Para isso, faz-se necessário a integração entre docentes e discentes, escola e comunidade no ambiente escolar com atitudes positivas que proporcionem a sensação de bem-estar dentro da organização.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA ESCOLA
A vida escolar não tem só como objetivo preparar a criança e/ou jovem para o futuro, mas contribui integralmente no desenvolvimento psíquico, cognitivo que é essencial na aquisição de uma vida afável, com autoconfiança e bons vínculos afetivos e sociais.
Discorrendo a educação como um processo social, as relações que se desenvolvem no contexto escolar passam a serem vistas como fundamentais para a consolidação do processo educativo, sobretudo, as relações entre professores e alunos. Enfatizando esta idéia, Berenice S. Duarte (2010) faz uma breve observação:
“Concebe-se que um grupo de pessoas se transforma em uma equipe, quando conseguem criar um espírito de trabalho coletivo no quais as diversidades pessoais, não se constituem em entraves, mas se transformam em riquezas, unindo e se completando na busca de objetivos comuns”.
Há inúmeras possibilidades de interações interpessoais na escola, seja entre o aluno e seu professor, seja em relação aos companheiros. Essas relações podem ser influenciadas por uma série de circunstâncias que podem comprometer a qualidade das mesmas. Na dinâmica da sala de aula, pode-se observar que alguns alunos são mais aceitos que outros, e que geralmente esses são os que demonstram grande número de competências