Din mica Das Rela es Interpessoais Trabalho
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Marcelo de Souza Floresta
São Paulo – Campus Paulista – 1º Semestre 2015
“A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS ORGANIZACIONAIS E DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL”
Trabalho solicitado pela Profª Dra. Erika
DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Segundo Bock (1999), a percepção social é o ponto de partida para as relações interpessoais – “percebemo-nos um ao outro e percebemos não só a presença do outro, mas o conjunto de características que apresenta o que nos possibilita ter uma impressão dele”. Por conta disso, as empresas devem procurar trabalhar o respeito às diversidades dos colegas de trabalho com o objetivo de manter um ambiente agradável e conseqüentemente evitando os conflitos.
Os conflitos
Segundo a enciclopédia Livre Wikipédia “ O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis.” Diversos autores relatam que os conflitos sempre existiram desde o início da humanidade, de acordo com Aninger as diferentes formas de agir e pensar, os pontos de vista divergentes expectativas e necessidades frustadas são os principais motivos dos conflitos.
A humanidade convive com os conflitos desde seu início, e o mesmo serve para a evolução nas relações humanas, principalmente organizacionais. É possível pensarmos em muitas alternativas para os indivíduos administrarem os conflitos organizacionais. Eles podem ser evitados, ignorados, abafados ou utilizados como ferramenta de transformação na organização, mas também existem aqueles que crêem que os conflitos sejam prejudiciais ao bom ambiente de trabalho.
Assim abordaremos as competências necessárias para a Administração adequada dos conflitos e os motivos pelos quais eles começam dentro das organizações.
O fato de as empresas serem um sistema social composto por pessoas com suas características próprias de personalidade, história de