Aluminiio
A ideia de desenvolvimento sustentável ganha cada vez mais força na sociedade, e as indústrias de alumínio há muito tempo vem realizando iniciativas práticas e contribuições significativas nesta direção. A reciclagem de alumínio é aquela que produz maior retorno financeiro dado ao preço relativamente elevado do metal e uma de suas principais características é que o mesmo material pode ser reciclado várias vezes. Cerca de 85% do alumínio presente nos automóveis é reciclado e um percentual não menor do que 60% do alumínio usado em veículos novos tem sua origem em material reciclado.
Hoje a aplicação de alumínio em um veículo chega a mais da metade (em média 55%), os perfis são diretamente aplicados em componentes do chassi,motor,estrutura,assentos,eixo de direção,para-choque e cilindro de freio e ainda está sendo feito estudos para a alteração da fiação elétrica de cobre para alumínio visando ainda a redução de peso e redução de custo.
Nos EUA há princípios governamentais para o uso do alumínio em veículos, são ligados às exigências do programa de consumo médio de combustível e isto força as montadoras a buscar mais inovações e aumentar a quantidade de alumínio presente na fabricação de um veículo, contudo, não existem políticas de reciclagem de peças de alumínio, uma vez que é economicamente viável esta reciclagem. Os EUA utilizam em média 154 kg de alumínio por veículos e juntamente com a Europa e Japão são responsáveis por 72% do total de alumínio consumido anualmente no mundo. Mas esta proporção está em queda constante pois além do consumo na América do Sul que está obtendo crescimento constante devido aos investimentos das montadores no Brasil e na Argentina, a tendência é que até 2020 a China passe a frente do vizinho Japão que hoje se destaca em terceiro lugar no consumo de alumínio aplicando em média 115kg por veiculo, sendo que 40% do consumo de alumínio de todo o país é somente no setor de transporte.
Apesar de