TRABALHO Recursos Humanos
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS WEST SHOPPING
MATÉRIA: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
COMPONENTES:
* JOCILENE FERREIRA GOMES – Matrícula 201504147431
* SONIELE DE OLIVEIRA RAMOS – Matrícula 201501086324
* ANDRÉIA DE SOUZA DIIZ PINTO - Matrícula 201502131171 Pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, integração às tarefas organizacionais fazem parte do processo para suprir as organizações com insumos humanos. Prover uma organização com talentos humanos é primordial para seu perfeito funcionamento.
Uma organização está diretamente inserida dentro de outra organização. De acordo com as informações recebidas, através da pesquisa de mercado e de fornecedores, concorrência e pedidos de clientes, tomam-se decisões detalhadas das operações de entrada de recursos materiais, financeiros e humanos, curvando-se às restrições impostas pelo ambiente.
Todo mercado tem como característica uma área física, geográfica ou territorial onde os vendedores se encontram com os compradores, onde, a oferta e procura, se encaminham para estipular um preço comum. A diferenciação das localidades traduz em diferenciação dos mercados. Dependendo da época, as características do mesmo mercado torna-se aquecido, ou esfriado diversas vezes ao ano.
Lei da oferta e procura: significa que o que está sendo ofertado é fácil de conseguir e os vendedores entram em concorrência.
Existem características próprias dos segmentos divididos por setores de atividades ou categorias, por tamanhos ou região.
Em troca de remuneração quando uma pessoa trabalha para uma organização ou para outra pessoa, essa situação caracteriza-se emprego, ou seja, a pessoa está empregada. Já uma pessoa que não possui emprego, ou seja, está desempregada, significa que sua força de trabalho está disponível.
Quando há oferta muito grande de emprego e faltam candidatos para preencher as vagas, as organizações passam a utilizar critérios de seleção mais flexíveis e menos