trabalho quinto semestre individual
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Em meu texto irei destacar a importância da Contabilidade Industrial, e como uma gestão industrial eficiente faz toda diferença no mercado de trabalho. Exemplificarei os demonstrativos contábeis obrigatórios. Falarei sobre custos industriais e sobre a formação dos preços de vendas. Darei exemplos de como as indústrias devem aplicar seus lucros e de capital de terceiros. Para finalizar, analisarei a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio na Contabilidade e discorrerei sobre o quanto uma gestão de custos bem aplicada, pode interferir de maneira positiva na rentabilidade do produto e no crescimento da indústria.
2 DESENVOLVIMENTO
Para falarmos de Contabilidade industrial, primeiro precisamos conhecer este conceito. A Contabilidade é uma ciência que trata do estudo dos fenômenos patrimoniais sob o prisma empresarial. Quando os estudos dos fenômenos são envolvidos aos patrimônios das empresas industriais, denominamos de Contabilidade Industrial.
Sobre o setor industrial brasileiro, posso dizer ser relativamente diversificado, porém imaturo no sentido de estar se especializando em setores intensivos em recursos naturais e com um pouco de avanço em direção das cadeias produtivas com produtos de maior conteúdo tecnológico. Com isso, a contribuição da indústria para o crescimento da economia deve se reduzir em um futuro próximo, reduzindo o potencial de crescimento da economia como um todo.
Mais de setenta por cento da produção industrial brasileira está concentrada na região sudeste do pais. O estado que concentra o maior número de industrias é São Paulo, sendo responsável por quarenta por cento dos estabelecimentos industriais do país.
A Contabilidade está em processo de transformação e adequação às novas exigências do mercado. Com uma contabilidade atualizada e dinâmica, certamente os