Trabalho quimica
PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO
CURITIBA-PR
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos ver como as placas de circuito impresso surgiram, sua definição, criação e quais materiais são necessários para produzi-la.
As placas de circuito impresso, que também são conhecidas como PCIs, geralmente não estão a vista, mas envolve tudo que está ligado a tecnologia. Computadores, smartphones, brinquedos e carros são apenas alguns exemplos de dispositivos que usam essas placas.
Apesar de estarem ocultas em sua maioria, você deve ter percebido que as PCIs são extremamente importantes no nosso dia a dia.
O processo de fabricação de uma placa de circuito impresso começa em um computador. Cada modelo de PCI é projetado por engenheiros com conhecimentos em elétrica ou eletroeletrônica, utilizando softwares específicos.
Os arquivos originados, geralmente nos formatos CAD e CAM, formam o esquema elétrico da placa, definindo por onde a corrente elétrica deverá passar. Esses desenhos serão utilizados pelas máquinas de produção para selecionar as camadas, furar e criar as “trilhas” da PCI – passos que veremos com mais detalhes no decorrer deste artigo.
Um circuito impresso consiste em uma placa formada por camadas de materiais plásticos e fibrosos que conta com finas películas de substâncias metálicas (cobre, prata, ouro ou níquel).
Esses impulsos elétricos são transmitidos para os componentes, viabilizando o funcionamento de cada peça e, consequentemente, do sistema completo formado pela PCI. As placas de circuito impresso tiveram sua origem em 1936 pelas mãos do engenheiro austríaco Paul Eisler, embora a técnica fundamental para o desenvolvimento das PCIs tenha surgido no ano de 1903 com as pesquisas do inventor alemão Albert Hanson.
CONCLUSÃO
Concluímos neste trabalho que a placa de circuito impresso está ligada diretamente ao nosso cotidiano, mesmo não sendo percebida, e que é responsável para o