Trabalho quimica
Autor: Nathan Hargreaves Noguera
Introdução:
A função exponencial ocorre frequentemente em modelos matemáticos da natureza e da sociedade. Será indicado brevemente aqui como eles surgem na descrição do crescimento populacional de uma bactéria em um meio de cultura perfeito (alimento e espaço ilimitados e ausência de doênças). Este estudo é de extrema importância para a Engenharia de Alimentos, pois permite identificar e verificar o tempo de validade de cada produto sob a ação daquelas bactérias.
Estudos de laboratórios tem suposto que bactérias costumam crescer exponencialmente (progressão geométrica), caso não haja nada que impeça-as. Se o número de bactérias no instante t for denominado p(t), onde t é medido em horas, a população inicial p(0)=1000 e que elas dobrem a cada hora, teríamos que a função população é um múltiplo constante da função exponencial y=2^t -> p(t)=1000* (2^t). Esse tipo de função revela o que acontece em um meio de cultura sob condições perfeitas.
Objetivo/Hipótese: Verificar a possibilidade de um crescimento deste tipo em um meio de cultura verdadeiro, como por exemplo um alimento aberto. Será que em um meio de cultura com variáveis diferentes das perfeitas, é possível esse crescimento? Não. Diversos fatores impedem que a população continue aumentando em progressão geomética e a levam a atingir um estágio de equilíbrio: a quantidade de alimento, o espaço disponível, a influência de predadores e parasitas, a competição com outras populações, a temperatura, o pH, etc. Chamamos de potencial biótico ou reprodutivo a capacidade de uma população de crescer em condições ideais e longe da influência de predadores, parasitas e competidores. Resistência ambiental é o nome que se dá ao conjunto de fatores que se opõe a esse crescimento; ela pode ser indicada pela diferença entre o crescimento máximo possível (potencial biótico) e o crescimento real