trabalho quarta PRONTO
Profº
Mauricio Souza
Bruna Mendes
Luiz Antonio Cruvinel
Raissa Gonçalves
Alunos:
CIDADE DO PARANOÁ - DF
PARANOÁ – RA VII
1
Localização
2
História
A cidade encontra-se aproximadamente 20 minutos do centro da capital federal, Brasília. Possui um comércio forte, mas não tem zona industrial. Por este motivo a maioria de seus habitantes trabalha em Brasília. O
Paranoá tem aspecto de uma pequena cidade.
Tem uma população de aproximadamente 46 mil pessoas, bem localizada e particularmente planejada com uma avenida que corta toda cidade, com várias quadras e praças para o lazer.
Em janeiro de 1957, com a chegada dos primeiros trabalhadores para construção de Brasília e mais especificamente para as obras da Barragem do Paranoá, foi criada a Vila Paranoá.
Após a inauguração de Brasília, em 1960, os pioneiros permaneceram no local, devido à necessidade de conclusão das obras da usina hidrelétrica. Naquela época, o acampamento de operários já abrigava cerca de 3 mil moradores, em 800 barracos assentados na ombreira norte da Barragem.
A Região Administrativa do Paranoá foi criada em 10 de dezembro de 1964, através da Lei 4.545, porém, somente em 25 de outubro de 1989, o Decreto nº 11.921 fixou os novos limites da Região Administrativa (RAVII). Nesse mesmo ano, iniciou-se a transferência e o assentamento definitivo do Paranoá.
Com o objetivo de preservar o espaço do antigo acampamento da Vila, o local tornou-se área de preservação ambiental, hoje o Parque Urbano Vivencial. Do Paranoá Velho, ficaram algumas estruturas públicas, dentre elas a caixa d’água e a escadaria da Igreja São Geraldo, construída em 1957 – a segunda igreja mais antiga do
Distrito Federal – tombada pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico do Distrito Federal (DePHA), em 27 de outubro de 1993, e demolida em 2005 por problemas estruturais..
Análise Habitacional
O Paranoá possui área residencial unifamiliar, nas áreas de comércio das avenidas principais e transversais