trabalho pronto mercado de capitais quarta feira imprimir
Bolsa de valores
Ciências Contábeis – CON 15
18/06/2014
RESUMO
O simulado da bolsa de valores é uma parceria entre a Folha e a BM&FBovespa, que oferece aos participantes a oportunidade de conhecer um pouco do assunto e aprender na prática o funcionamento do mercado de ações.
O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
Palavras-chave: Mercado de capitais. Bolsa de valores. Ações.
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade é uma ciência que tem como objetivo estudar o patrimônio de uma entidade, registrando os fatos e as variações que nela acontecem. Ela tem o poder de auxiliar na tomada de decisões. É a partir da coleta e o registro dos dados dos acontecimentos econômicos que movimentam a entidade que se pode obter um relatório contábil contendo informações importantes que servem como base na hora de tomar decisões.
O Mercado de Capitais pode ser definido como um conjunto que abrange as bolsas de valores, sociedades corretoras e diversificadas instituições financeiras. Neste mercado, são negociados títulos mobiliários que tem por objetivo gerar recursos financeiros para as empresas, um exemplo bem comum são as ações das empresas publicadas e vendidas pela bolsa de valores.
As bolsas de valores são locais que oferecem condições e sistemas necessários para a realização de negociação de compra e venda de títulos e valores mobiliários de forma transparente.
Ações são títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. O investidor em ações é um co-proprietário da sociedade anônima da qual é acionista, participando dos seus resultados. As ações são conversíveis em dinheiro, a qualquer tempo, pela negociação em bolsas de valores