Monografia
Introdução: trabalhando com contos, os alunos constroem e reconstroem significados e desenvolvem o prazer da leitura, aumentando muito seu vocabulário.
Justificativa: o conto é um veículo que transmite mensagens e facilitam o aprendizado de regras e criação, constituindo assim num importante recurso pedagógico, pois toda vez que uma criança ouve histórias de faz de conta, ela “viaja” através da fantasia e dá vazão as próprias emoções, compensando as pressões de sua vida e por serem otimistas e transmitirem uma mensagem de felicidade se aproximam da realidade das mesmas. A linguagem simbólica, não verbal dos contos, comunica-se diretamente com o imaginário da criança, fazendo-a perceber que os problemas existem, mas podem ser solucionados. Acima de tudo os contos educam, estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, e da linguagem.
Objetivos: * Desenvolver no aluno o gosto pela leitura * Incentivar os alunos a recontar o texto ouvido * Perceber a importância do trabalho em grupo
Metodologia/estratégias de ações pedagógicas
1ª semana
Terça-feira:
* Organizar a sala em meia lua; * Explicar para os alunos a importância da leitura e como devemos prestar atenção para entender o que vai ser lido; * Falar sobre o projeto, e, explicar seus objetivos; * Ler duas histórias para que as crianças possam escolher que são: “João e Maria” e “O lobo e os sete cabritinhos” – ambas do livro “Contos de Grimm”.
Quarta-feira * Fazer uma votação de qual história será trabalhada. * Ler a história escolhida
Quinta feira * Fazer a 2ª leitura.
Sexta-feira * Fazer a terceira e a última leitura; * Logo após a leitura, fazer o reconto.
2ª semana
Segunda-feira * Fazer a leitura do reconto e em um primeiro momento questionar o que poderia estar estranho, fazendo, assim, uma análise introdutória do que escreveram;
Terça-feira * Fazer a ilustração da capa do livro e logo em seguida fazer uma votação para escolher qual vai