Trabalho Psicologia Vagner
A psicologia pode ser entendida como a ciência que busca estudar e entender o consciente e inconsciente do individuo, ou seja, objetiva a compreensão do comportamento humano, seja este individual ou coletivo.
Dentre as diversas áreas da psicologia, destaca-se a psicologia jurídica ou psicologia forense, que se aplica as questões ligadas ao direito.
No que se refere a conceituação de direito, este pode ser definido como o conjunto de normas e regras que regem uma sociedade. Por esta razão, esta em constante evolução, sendo, portanto mutável.
Assim, o direito deve atender as necessidades da sociedade contemporânea, devendo a legislação existente estar em consonância a estas, suprindo as carências decorrentes das mudanças sociais ocorridas com o passar dos anos.
Diante disso, verifica-se que a psicologia, seja esta jurídica ou forense, encontra-se estritamente ligada ao direito, uma vez que é através dela que as atitudes, decisões e emoções humanas diante de determinado fato poderão ser compreendidas e regulamentadas.
Dessa forma, a psicologia ao compreender o comportamento humano e as relações sociais, é valiosa fonte de contribuição para o direito.
A interpretação das normas jurídicas também decorre da psicologia, sendo por meio de referida interpretação, que a legislação será corretamente aplicada ao caso pelo operador do direito.
Dentre outras situações, ressalta-se a extrema relevância da psicologia para a análise quanto aos valores sociais resguardados pelo direito, para identificar à veracidade ou não de depoimentos, confissões, evidências que envolvem determinado fato, bem como, para que se entendam os motivos que levaram o infrator a cometê-lo.
Há que se frisar ainda que, especialmente no âmbito penal, o exame quanto ao comportamento/personalidade do infrator, mediante o emprego da psicologia, também é significativo fator para definir se o individuo esta ou não preparado para ser reinserido na sociedade, bem