Trabalho proposto em sociologia
CONSIDERANDO A PROPOSTA DA MÚSICA E A LEITURA DOS TEXTOS SUGERIDOS, FAÇA UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE EM NOSSA VIDA. O HOMEM FAZ A SOCIEDADE OU A SOCIEDADE FAZ O HOMEM?
Diante de um mundo em constante mudança, a sociedade sobrevive com a capacidade para encontrar soluções para novos problemas contanto que não se apresente em um ambiente estacionário.
O homem pode influenciar sua vida através da própria conduta como indivíduo interferindo na sociedade positiva ou negativamente, perpetuando o status quo, como uma simples unidade no organismo social. Desta forma ajuda a transformar o mundo quando necessário.
Considerando que uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas é, portanto, uma interação de via dupla onde a sociedade faz o homem na mesma medida que o homem faz a sociedade, conforme dizia Émile Durkheim.
PESQUISE EM JORNAIS, REVISTAS, INTERNET OU LIVROS CASOS CLÁSSICOS EM QUE SE EVIDENCIA A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DO INDIVÍDUO EM VIRTUDE DA INFLUÊNCIA DO MEIO SOCIAL EM QUE VIVE.
Roberto Carlos Ramos é uma exceção nas estatísticas brasileiras. Viveu dos 6 aos 13 anos de idade longe da família como interno da Febem. Analfabeto, usou drogas e roubou nas ruas de Belo Horizonte. Teve 132 fugas registradas no seu prontuário e foi considerado ‘um caso irrecuperável’.
Mas ao contrário do que acontece com milhões de crianças e adolescentes em situação semelhante, não caiu na marginalidade. Aos 13 anos foi adotado por uma francesa que se negou a acreditar que uma criança como ele pudesse ser um caso perdido.
Marguerit Duvas provou que estava certa. Com ela, Roberto aprendeu a ler e a escrever, a falar francês e, principalmente, a dar e receber afeto. Aprendeu a ter autoestima e autoconfiança. Na França, descobriu a arte de contar histórias. De volta ao Brasil, se formou em Pedagogia e acabou se tornando o que ele mesmo define como o