Trabalho prontos
INTRODUÇÃO
Um dos desafios da vida escolar, tanto para quem ensina como para quem aprende, é a chamada hiperatividade: alunos que não conseguem ficar quietos e tumultuam o ambiente, prejudicando a sua aprendizagem e a da turma.
Para esse problema sustentamos como hipótese que com uma ação didático-pedagógica voltada para as necessidades especiais do hiperativo é possível contornar muitos problemas de aprendizagem que ele venha apresentar. Adotamos como objetivos para este trabalho facilitar o convívio aluno-professor diante de um quadro de hiperatividade, permitir ao educador a identificação das características do comportamento do hiperativo, encontrar a forma correta para auxiliar a criança hiperativa, permitir ao professor distinguir um comportamento hiperativo de outro distúrbio de atenção. O programa de intervenção pedagógica ora apresentado foi concebido sob a crença de que alfabetização deve ser um processo estruturado e organizado, no entanto sem perder de vista e essencialidade criativa e lúdica.
2. Justificativa
A principal justificativa para a elaboração deste projeto é o objetivo de identificar, prevenir e ajudar no desenvolvimento da criança hiperativa, por entendermos que é possível encontrar meios para dar verdadeiro sentido, para a criança com Déficit de Atenção quer seja no ambiente escolar, quer seja na sociedade como um todo.
Ainda, justificando nossa proposta, por acreditarmos na capacidade do aluno e também por percebermos que, muitas vezes a criança se sente isolada e excluida dos colegas, mas não entende por que é tão diferente. Fica perturbada com suas próprias incapacidades. Sem conseguir concluir as tarefas normais de uma criança na escola. Em casa, a criança hiperativa pode sofrer de estresse, tristeza e baixa autoestima. Eentendermos a importância do papel do professor enquanto educador, nossa prática, os vínculos de amizades que estabelecemos com os